A memória entre política e emoção

R$30,00
Cálculo de frete:

Autor: Luisa Passerini
Ano: 2011
Preço: R$ 30,00
ISBN: 978-85-62959-08-0
Formato 14x21, 240 páginas

 

_ Sinopse _

Consagrada há pelo menos três décadas como uma das principais figuras do movimento internacional da história oral, Luisa Passerini detém, hoje, um invejável patrimônio de pesquisa refletido em dezenas de livros escritos e organizados, além de
artigos e ensaios publicados e aclamados em várias partes do mundo.

A essa abrangência temporal e geográfica corresponde um vasto repertório teórico e conceitual que todavia nunca se sobrepõe a seus assuntos. Para buscar respostas a questões sempre densas e atuais, o aparato intelectual encontra-se inescapavelmente com a experiência humana, por meio da memória e do diálogo.

Esta é a marca que a historiadora italiana projetou sobre seus trabalhos de referência em uma miríade de temas, alguns deles – como a história e a memória do fascismo e do terrorismo “vermelho”, as mulheres e as relações de gênero, a identidade
europeia e o discurso amoroso – presentes em A memória entre política e emoção, compêndio regido por rigor, engenho e sensibilidade.

 

Conteúdo _

Introdução

PARTE 1 - A MEMÓRIA DA VIOLÊNCIA NA ORALIDADE E NA ESCRITA

1. Mussolini, lugar da memória
2. Feridas da memória: Identidade feminina e violência política


PARTE 2 - GÊNEROS E SUBJETIVIDADE

3. Gênero ainda é uma categoria útil para a história oral?
4. Gênero, subjetividade, Europa: Uma constelação para o futuro


PARTE 3 - O AMOR E A EUROPA

5. “Te amo mais que a minha nacionalidade”
6. “Notre mère l’Europe”: Giorgina Levi e Heinz Arian


Referências

 

Sobre a autora _

LUISA PASSERINI é professora de História Cultural na Università di Torino, professora convidada de História no European University Institute, em Florença, e professora visitante no Oral History Master Program da Columbia University, em Nova York. É autora de trabalhos clássicos nas áreas de história oral e memória, como Fascism in popular memory (1987) e Storia e soggettività: Le fonti orali, la memoria (1988). Atualmente, estuda o envelhecimento sob uma perspectiva multicultural. Algumas de suas publicações recentes sãoMemory and utopia: The primacy of intersubjectivity (2007), Love and the Idea of Europe (2009) e Sogno di Europa (2009).

Redes Sociais

Newsletter

Formas de pagamento

Formas de envio

Contato

  • (11) 3473-3053
  • letraevoz@gmail.com
  • Rua Doutor João Ferraz, 67 - Belenzinho - São Paulo, SP [a três minutos da estação Belém do metrô]