História oral e patrimônio cultural: Potencialidades e transformações

R$22,00

Conheça nossas opções de frete

Título: História oral e patrimônio cultural: Potencialidades e transformações
Organizadoras: Letícia Bauer e Viviane Trindade Borges
Ano: 2018
Preço: R$ 22,00
ISBN: 978-85-93467-04-2
Formato 13x18 cm, 176 páginas

Integrante da coleção História oral e dimensões do público

 

Sinopse _

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e patrimônio cultural. 

 

Conteúdo _

Introdução

Acervos de história oral: Um patrimônio silencioso?
Luciana Heymann e Verena Alberti

Outras memórias, outros patrimônios: Limites e possibilidades de fazer com e para os sujeitos envolvidos 
Leticia Bauer e Viviane Trindade Borges

História Oral, Memória e Patrimônio LGBT: Narrativas silenciadas e ativistas em uma favela carioca
Jean Baptista e Tony Boita

Narrativas documentárias em Asilos Colônias paulistas: Patrimonialização e memória
Gabriela Lopes Batista

Museus e narrativas do sofrimento: Reflexões sobre os limites do dizível
Juliane Conceição Primont Serres e Maria Letícia Mazzuchi

Entre bordados, costuras e tambores: A oralidade nos maracatus-nação do Recife, Pernambuco. Apontamentos para pensar o trabalho de campo e a história oral nos inventários do patrimônio imaterial
Isabel Cristina Martins Guillen

A melancolia dos objetos: Algumas reflexões em torno do tema do patrimônio histórico e cultural
Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Sobre os autores

 

Sobre as organizadoras _

LETICIA BAUER é historiadora com atuação na área de Museus e Patrimônio Cultural. Possui Mestrado e Doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretora do Museu das Missões (Ibram/MinC) e pesquisadora e coordenadora executiva do “Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação”, desenvolvido pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC). Atualmente é diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (SMC/PMPA).

VIVIANE TRINDADE BORGES é historiadora, mestre e doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. É docente no curso de graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. É coordenadora do Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac/UDESC) e do programa de extensão “Arquivos Marginais”. É membro da International Federation for Public History (IFPH) e da Rede Brasileira de História Pública. 

Compartilhar: