Título: Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais
Autor: Daniel Lopes Saraiva
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93467-14-1
Formato: 14x21 cm
Páginas: 200

 

_ Sinopse _

“Uma pessoa é o que a sua voz é”, escreveu certa vez Fernanda Montenegro em um bilhete para a cantora Simone. O livro Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais, escrito pelo historiador Daniel Lopes Saraiva, comprova que sim – mas acrescenta que uma pessoa também é o que outras vozes dizem. Recuperando depoimentos de jornalistas, críticos e colegas de profissão e provocando narrativas de artistas, parceiros, amigos e familiares de Nara, o pesquisador evidencia a complexidade de sua personagem e seu significado para a música e a cultura brasileiras. Deste trabalho denso e fundamentado, Nara Leão emerge como a artista que realmente foi: ousada, coerente e fortemente comprometida com as questões de seu tempo.

 

Conteúdo _

Prefácio

Introdução

Capítulo 1: Nara pede passagem: A trajetória musical da intérprete
1.1. A Infância e a Bossa Nova
1.2. A cantora engajada e os Festivais
1.3. O autoexílio e a pausa na carreira
1.4. A retomada da carreira 
1.5. A distância dos holofotes
1.6. Nara Leão, hoje

Capítulo 2 “Opinião de Nara”, de musa da Bossa Nova a artista subversiva
2.1. O contexto político no inicio da década de 1960
2.2. O Centro Popular de Cultura (CPC) e sua importância para os movimentos culturais
2.3. O golpe militar
2.4. As influências do golpe militar na cultura
2.5. Nara sobe o morro
2.6. Na cova com os leões: Nara e os espetáculos engajados
2.7. As opiniões de Nara: Os discursos da intérprete contra o regime militar
2.8. Nara e o feminismo
2.9. Em posição de prejudicar a revolução?

Capítulo 3 “Meus amigos são um barato”: A busca pela música popular
3.1. A indústria cultural nas décadas 1970 e 1980
3.2. Nara e a bossa nova
3.3. “Esse mundo é meu”: Nara e as redes de sociabilidade
3.4. “Meu samba encabulado”: Nara e o samba
3.5. “O canto livre de Nara”: Nara e os movimentos musicais
3.6. “Você e eu”: Nara, os compositores e a memória
3.7. “O meu cantar”: O repertório de Nara

Conclusão

Referências

Agradecimentos

 

Sobre o autor _

DANIEL LOPES SARAIVA é historiador, mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde desenvolve pesquisa sobre a música nordestina nos anos 1970 e 1980.

Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais - Daniel Lopes Saraiva

R$52,00
Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais - Daniel Lopes Saraiva R$52,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Título: Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais
Autor: Daniel Lopes Saraiva
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93467-14-1
Formato: 14x21 cm
Páginas: 200

 

_ Sinopse _

“Uma pessoa é o que a sua voz é”, escreveu certa vez Fernanda Montenegro em um bilhete para a cantora Simone. O livro Nara Leão: Trajetória, engajamento e movimentos musicais, escrito pelo historiador Daniel Lopes Saraiva, comprova que sim – mas acrescenta que uma pessoa também é o que outras vozes dizem. Recuperando depoimentos de jornalistas, críticos e colegas de profissão e provocando narrativas de artistas, parceiros, amigos e familiares de Nara, o pesquisador evidencia a complexidade de sua personagem e seu significado para a música e a cultura brasileiras. Deste trabalho denso e fundamentado, Nara Leão emerge como a artista que realmente foi: ousada, coerente e fortemente comprometida com as questões de seu tempo.

 

Conteúdo _

Prefácio

Introdução

Capítulo 1: Nara pede passagem: A trajetória musical da intérprete
1.1. A Infância e a Bossa Nova
1.2. A cantora engajada e os Festivais
1.3. O autoexílio e a pausa na carreira
1.4. A retomada da carreira 
1.5. A distância dos holofotes
1.6. Nara Leão, hoje

Capítulo 2 “Opinião de Nara”, de musa da Bossa Nova a artista subversiva
2.1. O contexto político no inicio da década de 1960
2.2. O Centro Popular de Cultura (CPC) e sua importância para os movimentos culturais
2.3. O golpe militar
2.4. As influências do golpe militar na cultura
2.5. Nara sobe o morro
2.6. Na cova com os leões: Nara e os espetáculos engajados
2.7. As opiniões de Nara: Os discursos da intérprete contra o regime militar
2.8. Nara e o feminismo
2.9. Em posição de prejudicar a revolução?

Capítulo 3 “Meus amigos são um barato”: A busca pela música popular
3.1. A indústria cultural nas décadas 1970 e 1980
3.2. Nara e a bossa nova
3.3. “Esse mundo é meu”: Nara e as redes de sociabilidade
3.4. “Meu samba encabulado”: Nara e o samba
3.5. “O canto livre de Nara”: Nara e os movimentos musicais
3.6. “Você e eu”: Nara, os compositores e a memória
3.7. “O meu cantar”: O repertório de Nara

Conclusão

Referências

Agradecimentos

 

Sobre o autor _

DANIEL LOPES SARAIVA é historiador, mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde desenvolve pesquisa sobre a música nordestina nos anos 1970 e 1980.