Autor: Juan Pablo González
Tradução: Isabel Nogueira
Ano: 2016
ISBN: 
978-85-62959-41-7
Formato 16x23, 268 páginas

 

Sinopse _

"Proponho-me a observar – ou melhor, a escutar – a música latino-americana em seu conjunto a partir de alguns paradigmas de estudo surgidos do campo amplo das humanidades e das ciências sociais na segunda metade do século XX. Estes paradigmas influenciaram a renovação da musicologia a partir da década de 1980, levando-a a revisar o modo como vinha pensando a música desde o começo do século XIX. Como muitas vezes estes paradigmas de estudo surgiram a partir de realidades externas à América Latina, ou nem sequer levaram em consideração a música, este livro busca confrontá-los à música latino-americana como forma de complementá-los.

Desse modo, ao longo destas páginas estão presentes, em diferentes medidas, os estudos culturais – e contraculturais –; os estudos latino-americanos; os estudos pós-coloniais e de gênero; aspectos do pós-estruturalismo, como a indagação do cânone e do conhecimento como formas de poder; a intertextualidade; a nova hermenêutica; a ideia de vanguarda situada; e a construção e negociação de subjetividades sociais."

da Introdução do autor

 

 

Conteúdo _

Introdução   

1. Musicologia e América Latina      
Americanismo      
Interamericanismo      
Estudos latino-americanos      

2. A revolta multidisciplinar      
Musical/extramusical      
Horizontes da musicologia      
Musicologia crítica      

3. Escuta pós-colonial      
Escutando a partir de dentro      
Gravando o enunciado      

4. Os estudos em música popular      
Definições e intersecções      
Gêneros musicais      
Pontos de escuta      
Indústria      

5. Da canção-objeto à canção-processo      
Do acontecimento ao objeto      
Do objeto ao processo      

6. Originais múltiplos      
Chilena, argentina e brasileira      
Jazz versus rock and roll      
Canção no passado, presente e futuro     

7. A mulher sobe à cena      
De cantadora a cantora      
Cantautora      
Estrela da canção      

8. Tradição, modernidade e vanguarda      
Refúgio ou renovação      
Vanguarda e identidade      
Música popular de arte      

9. Vanguarda primitiva      
Música e vanguarda      
Improvisação constante      
Hippies e alucinógenos      

10. Contracultura de massas      
Cena contracultural      
Música contracultural      

11. Raízes e globalização      
Folclore de massas      
Raízes latino-americanas      
Pós-folclore      

12. Construção sonora da nação      
Autocanonização sonora      
O século XX musical      
O compositor contemporâneo      
Os 40 principais      

Origem dos textos      

Referências      

 

Sobre o autor _

JUAN PABLO GONZÁLEZ  é professor titular do Instituto de História da Pontifícia Universidade Católica do Chile e diretor do Instituto de Música da Universidade Alberto Hurtado SJ de Santiago. Doutor em Musicologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1991. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas de circulação internacional e co-autor dos livros En busca de la música chilena (2005), Historia social de la música popular en Chile (em dois volumes, de 2005 e 2009) e de Cantus firmus: mito y narrativa de la música chilena de arte del siglo XX (2011). Também publicado na Argentina e no Chile, Pensando a música a partir da América Latina: Problemas e questões, é seu primeiro livro lançado no Brasil.

Pensando a música a partir da América Latina - Juan Pablo González

R$50,00
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Autor: Juan Pablo González
Tradução: Isabel Nogueira
Ano: 2016
ISBN: 
978-85-62959-41-7
Formato 16x23, 268 páginas

 

Sinopse _

"Proponho-me a observar – ou melhor, a escutar – a música latino-americana em seu conjunto a partir de alguns paradigmas de estudo surgidos do campo amplo das humanidades e das ciências sociais na segunda metade do século XX. Estes paradigmas influenciaram a renovação da musicologia a partir da década de 1980, levando-a a revisar o modo como vinha pensando a música desde o começo do século XIX. Como muitas vezes estes paradigmas de estudo surgiram a partir de realidades externas à América Latina, ou nem sequer levaram em consideração a música, este livro busca confrontá-los à música latino-americana como forma de complementá-los.

Desse modo, ao longo destas páginas estão presentes, em diferentes medidas, os estudos culturais – e contraculturais –; os estudos latino-americanos; os estudos pós-coloniais e de gênero; aspectos do pós-estruturalismo, como a indagação do cânone e do conhecimento como formas de poder; a intertextualidade; a nova hermenêutica; a ideia de vanguarda situada; e a construção e negociação de subjetividades sociais."

da Introdução do autor

 

 

Conteúdo _

Introdução   

1. Musicologia e América Latina      
Americanismo      
Interamericanismo      
Estudos latino-americanos      

2. A revolta multidisciplinar      
Musical/extramusical      
Horizontes da musicologia      
Musicologia crítica      

3. Escuta pós-colonial      
Escutando a partir de dentro      
Gravando o enunciado      

4. Os estudos em música popular      
Definições e intersecções      
Gêneros musicais      
Pontos de escuta      
Indústria      

5. Da canção-objeto à canção-processo      
Do acontecimento ao objeto      
Do objeto ao processo      

6. Originais múltiplos      
Chilena, argentina e brasileira      
Jazz versus rock and roll      
Canção no passado, presente e futuro     

7. A mulher sobe à cena      
De cantadora a cantora      
Cantautora      
Estrela da canção      

8. Tradição, modernidade e vanguarda      
Refúgio ou renovação      
Vanguarda e identidade      
Música popular de arte      

9. Vanguarda primitiva      
Música e vanguarda      
Improvisação constante      
Hippies e alucinógenos      

10. Contracultura de massas      
Cena contracultural      
Música contracultural      

11. Raízes e globalização      
Folclore de massas      
Raízes latino-americanas      
Pós-folclore      

12. Construção sonora da nação      
Autocanonização sonora      
O século XX musical      
O compositor contemporâneo      
Os 40 principais      

Origem dos textos      

Referências      

 

Sobre o autor _

JUAN PABLO GONZÁLEZ  é professor titular do Instituto de História da Pontifícia Universidade Católica do Chile e diretor do Instituto de Música da Universidade Alberto Hurtado SJ de Santiago. Doutor em Musicologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1991. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas de circulação internacional e co-autor dos livros En busca de la música chilena (2005), Historia social de la música popular en Chile (em dois volumes, de 2005 e 2009) e de Cantus firmus: mito y narrativa de la música chilena de arte del siglo XX (2011). Também publicado na Argentina e no Chile, Pensando a música a partir da América Latina: Problemas e questões, é seu primeiro livro lançado no Brasil.