Organizadores: Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Jocelito Zalla e Luís Fernando Telles D'Ajello 
Ano: 2011
ISBN: 978-85-62959-07-3
Formato 16x23, 200 páginas 

 

_ Sinopse _

Este livro reúne textos de pesquisadores de diversas proveniências disciplinares e geográficas que se reuniram em maio de 2009 no colóquio Literatura, História e Oralidade, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus autores abordam questões, conceitos, teorias, práticas e perspectivas metodológicas contemporâneas relacionadas aos seus temas centrais, incluindo debates sobre narrativa em Literatura e História, verdade e verossimilhança, cultura popular, cultura oral/cultura letrada, performance, tradição, memória e identidades coletivas.

 

Conteúdo _

Apresentação

Por uma poética da intervenção: Manifesto do eu-tu-nós
Ana Lúcia Liberato Tettamanzy

 

PARTE 1 - ESCRITA, ORALIDADE, TRADIÇÃO

A poesia são-tomense: O gesto dos saberes vivenciais e a evidência de identidades singulares entre múltiplas vozes
Adriana Elisabete Bayer

Práticas narrativas, oralidade e memória
Regina Zilberman

Metamorfoses do conto oral, entre voz e letra
Sônia Queiroz

 

PARTE 2 - NARRATIVAS ORAIS, PERFORMANCE E IDENTIDADE

Estruturas metanarrativas: Nos meandros da produção poética na voz de um narrador urbano
Felipe Grüne Ewald

O que a literatura pampiana conta sobre "contar causos"
Luciana Hartmann

O que pescador diz não é cultura? Uma leitura da vida e da experiência de um pescador na Barra da Lagoa, Florianópolis 
Mauren Pavão Przybylski

Oralidades: Os caminhos da pesquisa na produção do bairro Restinga, Porto Alegre
Nola Patrícia Gamalho

 

PARTE 3 - INTELECTUAIS E CULTURA POPULAR

Intelectuais em performance: Narrativas urbanas da Restinga
Alessandra Bittencourt Flach

O erudito contador: Performance e oralidade no conto gauchesco de Barbosa Lessa, 'O boi das aspas de ouro' (1958)
Jocelito Zalla

Os intelectuais, os "populares" e o rei Momo: Refletindo sobre relações sociais e dinâmica cultural nos carnavais de Porto Alegre
Marcus Vinicius de Freitas Rosa

A 'Divina Comédia' e os reflexos da literatura judaica de tradição oral
Silvana de Gaspari

 

PARTE 4 - VERDADE E VEROSSIMILHANÇA: POSSIBILIDADES DA NARRATIVA ORAL

Enredo e narrativa: Ideias a partir de Graciliano Ramos
Atilio Bergamini Junior

O engano, a mentira e a verdade: Caminhos e descaminhos na história oral
Clarice Gontarski Speranza

Desafios metodológicos da literatura de testemunho para o trabalho do historiador
Cláudio Pereira Elmir

E as musas se riem: Problemas sobre a metaficcionalização da História
Frederico Garcia Fernandes e Eudes Fernando Leite

Da linguagem, da memória, da verdade: Uma análise de conceitos envolvidos na construção social da realidade
Luis Fernando Telles D'Ajello

 

Sobre os autores

 

Sobre os organizadores _

ANA LÚCIA LIBERATO TETTAMANZY é doutora em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua como docente.

JOCELITO ZALLA é mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

LUÍS FERNANDO TELLES D'AJELLO é mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre as poéticas do dizer: Reflexões e pesquisas em oralidade - Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Jocelito Zalla e Luís Fernando Telles D'Ajello

R$50,00
Sobre as poéticas do dizer: Reflexões e pesquisas em oralidade - Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Jocelito Zalla e Luís Fernando Telles D'Ajello R$50,00
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Organizadores: Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Jocelito Zalla e Luís Fernando Telles D'Ajello 
Ano: 2011
ISBN: 978-85-62959-07-3
Formato 16x23, 200 páginas 

 

_ Sinopse _

Este livro reúne textos de pesquisadores de diversas proveniências disciplinares e geográficas que se reuniram em maio de 2009 no colóquio Literatura, História e Oralidade, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus autores abordam questões, conceitos, teorias, práticas e perspectivas metodológicas contemporâneas relacionadas aos seus temas centrais, incluindo debates sobre narrativa em Literatura e História, verdade e verossimilhança, cultura popular, cultura oral/cultura letrada, performance, tradição, memória e identidades coletivas.

 

Conteúdo _

Apresentação

Por uma poética da intervenção: Manifesto do eu-tu-nós
Ana Lúcia Liberato Tettamanzy

 

PARTE 1 - ESCRITA, ORALIDADE, TRADIÇÃO

A poesia são-tomense: O gesto dos saberes vivenciais e a evidência de identidades singulares entre múltiplas vozes
Adriana Elisabete Bayer

Práticas narrativas, oralidade e memória
Regina Zilberman

Metamorfoses do conto oral, entre voz e letra
Sônia Queiroz

 

PARTE 2 - NARRATIVAS ORAIS, PERFORMANCE E IDENTIDADE

Estruturas metanarrativas: Nos meandros da produção poética na voz de um narrador urbano
Felipe Grüne Ewald

O que a literatura pampiana conta sobre "contar causos"
Luciana Hartmann

O que pescador diz não é cultura? Uma leitura da vida e da experiência de um pescador na Barra da Lagoa, Florianópolis 
Mauren Pavão Przybylski

Oralidades: Os caminhos da pesquisa na produção do bairro Restinga, Porto Alegre
Nola Patrícia Gamalho

 

PARTE 3 - INTELECTUAIS E CULTURA POPULAR

Intelectuais em performance: Narrativas urbanas da Restinga
Alessandra Bittencourt Flach

O erudito contador: Performance e oralidade no conto gauchesco de Barbosa Lessa, 'O boi das aspas de ouro' (1958)
Jocelito Zalla

Os intelectuais, os "populares" e o rei Momo: Refletindo sobre relações sociais e dinâmica cultural nos carnavais de Porto Alegre
Marcus Vinicius de Freitas Rosa

A 'Divina Comédia' e os reflexos da literatura judaica de tradição oral
Silvana de Gaspari

 

PARTE 4 - VERDADE E VEROSSIMILHANÇA: POSSIBILIDADES DA NARRATIVA ORAL

Enredo e narrativa: Ideias a partir de Graciliano Ramos
Atilio Bergamini Junior

O engano, a mentira e a verdade: Caminhos e descaminhos na história oral
Clarice Gontarski Speranza

Desafios metodológicos da literatura de testemunho para o trabalho do historiador
Cláudio Pereira Elmir

E as musas se riem: Problemas sobre a metaficcionalização da História
Frederico Garcia Fernandes e Eudes Fernando Leite

Da linguagem, da memória, da verdade: Uma análise de conceitos envolvidos na construção social da realidade
Luis Fernando Telles D'Ajello

 

Sobre os autores

 

Sobre os organizadores _

ANA LÚCIA LIBERATO TETTAMANZY é doutora em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua como docente.

JOCELITO ZALLA é mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

LUÍS FERNANDO TELLES D'AJELLO é mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).