Título: Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes
Autor: Richard Cándida Smith
Ano: 2012
ISBN: 978-85-62959-22-6
Formato 14x21, 240 páginas

 

Sinopse _

Os “circuitos de subjetividade”, que articulam concepções de identidade e comunidade, conectam as fontes orais a outros tipos de fontes – incluindo-se aquelas que expressam ideias e sentimentos que as pessoas não conseguem manifestar em palavras. A natureza inescapavelmente dialógica das fontes orais e a necessidade de interpretação dessas fontes é a pedra angular de Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes. Com elegância e originalidade, Richard Cándida Smith apresenta ao leitor brasileiro os resultados de mais de duas décadas de pesquisas com fontes orais que vão muito além da história oral, e passam pela linguística, pela estética e pela história da arte. Diretor do Regional Oral History Office, da University of California, Berkeley, o historiador propõe uma sólida reflexão sobre a interpretação das fontes orais como elemento inerente à criação, à publicação e à recepção de entrevistas de história oral. 

 

Conteúdo _

Introdução

1. Estratégias analíticas para entrevistas de história oral

2. Publicando história oral: Trocas orais e cultura impressa

3. Circuitos de subjetividade: História oral e o objeto de arte

4. História oral e arte moderna: Lembrando uma revolução

5. Cadáver esquisito: O sentido do passado nas histórias orais de artistas da Califórnia

6. As trilhas de uma mulher rumo à maturidade: Joan Brown, Jay DeFeo e os Rat Bastards

7. The light foot hears you and the brightness begins: Em busca da mortalidade nas últimas obras de Jay DeFeo

8. O valor dos objetos: A discussão de “qualidade” em entrevistas com historiadores da arte e curadores

 

 

Sobre o autor _

RICHARD CÁNDIDA SMITH é professor da University of California, Berkeley, e diretor do Regional Oral History Project (ROHO), ligado à Bancroft Library. É autor de inúmeros artigos publicados em diversas partes do mundo, organizador de Art and the performance of memory: Sounds and gestures of recollection e autor dos livros Utopia and dissent: Art, poetry, and politics in California e Mallarme’s children: Symbolism and the renewal of experience, entre outros. Suas áreas de pesquisa prioritárias são: história oral, história intelectual, memória, narrativas pessoais, subjetividade e identidade, além de história dos Estados Unidos.

Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes - Richard Cándida Smith

R$44,00
Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes - Richard Cándida Smith R$44,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Título: Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes
Autor: Richard Cándida Smith
Ano: 2012
ISBN: 978-85-62959-22-6
Formato 14x21, 240 páginas

 

Sinopse _

Os “circuitos de subjetividade”, que articulam concepções de identidade e comunidade, conectam as fontes orais a outros tipos de fontes – incluindo-se aquelas que expressam ideias e sentimentos que as pessoas não conseguem manifestar em palavras. A natureza inescapavelmente dialógica das fontes orais e a necessidade de interpretação dessas fontes é a pedra angular de Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes. Com elegância e originalidade, Richard Cándida Smith apresenta ao leitor brasileiro os resultados de mais de duas décadas de pesquisas com fontes orais que vão muito além da história oral, e passam pela linguística, pela estética e pela história da arte. Diretor do Regional Oral History Office, da University of California, Berkeley, o historiador propõe uma sólida reflexão sobre a interpretação das fontes orais como elemento inerente à criação, à publicação e à recepção de entrevistas de história oral. 

 

Conteúdo _

Introdução

1. Estratégias analíticas para entrevistas de história oral

2. Publicando história oral: Trocas orais e cultura impressa

3. Circuitos de subjetividade: História oral e o objeto de arte

4. História oral e arte moderna: Lembrando uma revolução

5. Cadáver esquisito: O sentido do passado nas histórias orais de artistas da Califórnia

6. As trilhas de uma mulher rumo à maturidade: Joan Brown, Jay DeFeo e os Rat Bastards

7. The light foot hears you and the brightness begins: Em busca da mortalidade nas últimas obras de Jay DeFeo

8. O valor dos objetos: A discussão de “qualidade” em entrevistas com historiadores da arte e curadores

 

 

Sobre o autor _

RICHARD CÁNDIDA SMITH é professor da University of California, Berkeley, e diretor do Regional Oral History Project (ROHO), ligado à Bancroft Library. É autor de inúmeros artigos publicados em diversas partes do mundo, organizador de Art and the performance of memory: Sounds and gestures of recollection e autor dos livros Utopia and dissent: Art, poetry, and politics in California e Mallarme’s children: Symbolism and the renewal of experience, entre outros. Suas áreas de pesquisa prioritárias são: história oral, história intelectual, memória, narrativas pessoais, subjetividade e identidade, além de história dos Estados Unidos.