- Início
-
Nossos livros
-
Por assunto
- História oral
- História pública
- História recente
- Estudos biográficos
- Música
- Oralidade e performance
- América Latina
- Fotografia
- Migrações e deslocamentos
- Estudos de gênero e feminismo
- Artes
- Estudos urbanos
- Educação e ensino
- Historiografia e perspectivas historiográficas
- Cinema
- Geografia e estudos do espaço
- Por série ou coleção
- Selo Popessuara
-
Por assunto
- Quem somos
- Como publicar
- Como comprar
- Contato
- Resenhas
Título: Do folclore à militância: A canção latino-americana no século XX
Autora: Tânia da Costa Garcia
Ano: 2021
ISBN: 978-65-86903-11-9
Formato 16x23 cm, 200 páginas
_ Sinopse _
Este livro apresenta uma análise comparativa inédita sobre a complexa relação entre música e cultura, política e sociedade, em três diferentes países da América Latina: Brasil, Chile e Argentina. O trabalho de pesquisa de quase uma década em arquivos de Santiago do Chile, Buenos Aires e São Paulo ampara a análise sofisticada da autora, que evidencia processos culturais e políticos muitas vezes semelhantes. A primeira parte da obra enfoca o lugar ocupado pelos estudos folclóricos, nos três países, mostrando como este movimento foi constituído e legitimado em cada um deles. A segunda parte enfatiza a complexa história de como o Movimento da Canção Militante na América Espanhola foi recebido, usado, transformado, executado e transmitido no Brasil, na segunda metade do século XX. O livro de Tânia da Costa Garcia inaugura, indubitavelmente, novos caminhos de pesquisa que estavam escondidos antes deste rico estudo comparativo.
_ Conteúdo _
Agradecimentos
Prefácio
Apresentação
Breves considerações sobre a música como objeto de investigação do historiador
PARTE 1 – DO FOLCLORE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA: A CANÇÃO POPULAR COMO SÍMBOLO DE NACIONALIDADE
1. Folclore, música folclórica e a constituição de uma identidade mestiça de nação
2. O cancioneiro folclórico chileno: Da Música Típica à Nova Canção
3. A folclorização do popular: Uma operação de resistência à mundialização da cultura no Brasil dos anos 1950
4. O gaucho, o folclore e a política de massas de Juan Domingo Perón
5. Um único cancioneiro para todos os argentinos
6. Nem campo, nem cidade: um entre-lugar imaginado para a canção folclórica argentina
7. Atahualpa Yupanqui: Uma nota dissonante no cancioneiro folclórico de Juan Domingo Perón
PARTE 2 – A CANÇÃO MILITANTE NA AMÉRICA LATINA
8. Arte e revolução: Um estudo comparativo entre o Manifesto do Centro Popular de Cultura e o Manifiesto del Nuevo Cancionero
9. Os sons e os sentidos da canção militante latino-americana no Brasil da ditadura (anos 1970): Dois estudos de caso
9.1. Tarancón: A invenção sonora de um Brasil latino-americano
9.2. Abílio Manoel e a ola latinoamericana no dial nacional
Considerações finais
Referências
_ Sobre a autora _
TÂNIA DA COSTA GARCIA é livre docente em História da América na Universidade Estadual Paulista (2015), com estágios de pós-doutorado no Department of Spanish, Portuguese e Latin American Studies at King´s College London (2014), na Universidade de São Paulo e no Instituto de Estudos Históricos Musicológicos da Pontifícia Universidad Católica de Chile (2007-2008). Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e graduação em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América e do Brasil (estudos comparativos) , atuando principalmente nos seguintes temas: música popular, arte engajada, identidade nacional e meios de comunicação. É autora dos livros O it verde e amarelo de Carmen Miranda (2005), The Latin American Songbook in Twentieth Century (2019) e organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.
Do folclore à militância: A canção latino-americana no século XX - Tânia da Costa Garcia
Título: Do folclore à militância: A canção latino-americana no século XX
Autora: Tânia da Costa Garcia
Ano: 2021
ISBN: 978-65-86903-11-9
Formato 16x23 cm, 200 páginas
_ Sinopse _
Este livro apresenta uma análise comparativa inédita sobre a complexa relação entre música e cultura, política e sociedade, em três diferentes países da América Latina: Brasil, Chile e Argentina. O trabalho de pesquisa de quase uma década em arquivos de Santiago do Chile, Buenos Aires e São Paulo ampara a análise sofisticada da autora, que evidencia processos culturais e políticos muitas vezes semelhantes. A primeira parte da obra enfoca o lugar ocupado pelos estudos folclóricos, nos três países, mostrando como este movimento foi constituído e legitimado em cada um deles. A segunda parte enfatiza a complexa história de como o Movimento da Canção Militante na América Espanhola foi recebido, usado, transformado, executado e transmitido no Brasil, na segunda metade do século XX. O livro de Tânia da Costa Garcia inaugura, indubitavelmente, novos caminhos de pesquisa que estavam escondidos antes deste rico estudo comparativo.
_ Conteúdo _
Agradecimentos
Prefácio
Apresentação
Breves considerações sobre a música como objeto de investigação do historiador
PARTE 1 – DO FOLCLORE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA: A CANÇÃO POPULAR COMO SÍMBOLO DE NACIONALIDADE
1. Folclore, música folclórica e a constituição de uma identidade mestiça de nação
2. O cancioneiro folclórico chileno: Da Música Típica à Nova Canção
3. A folclorização do popular: Uma operação de resistência à mundialização da cultura no Brasil dos anos 1950
4. O gaucho, o folclore e a política de massas de Juan Domingo Perón
5. Um único cancioneiro para todos os argentinos
6. Nem campo, nem cidade: um entre-lugar imaginado para a canção folclórica argentina
7. Atahualpa Yupanqui: Uma nota dissonante no cancioneiro folclórico de Juan Domingo Perón
PARTE 2 – A CANÇÃO MILITANTE NA AMÉRICA LATINA
8. Arte e revolução: Um estudo comparativo entre o Manifesto do Centro Popular de Cultura e o Manifiesto del Nuevo Cancionero
9. Os sons e os sentidos da canção militante latino-americana no Brasil da ditadura (anos 1970): Dois estudos de caso
9.1. Tarancón: A invenção sonora de um Brasil latino-americano
9.2. Abílio Manoel e a ola latinoamericana no dial nacional
Considerações finais
Referências
_ Sobre a autora _
TÂNIA DA COSTA GARCIA é livre docente em História da América na Universidade Estadual Paulista (2015), com estágios de pós-doutorado no Department of Spanish, Portuguese e Latin American Studies at King´s College London (2014), na Universidade de São Paulo e no Instituto de Estudos Históricos Musicológicos da Pontifícia Universidad Católica de Chile (2007-2008). Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e graduação em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América e do Brasil (estudos comparativos) , atuando principalmente nos seguintes temas: música popular, arte engajada, identidade nacional e meios de comunicação. É autora dos livros O it verde e amarelo de Carmen Miranda (2005), The Latin American Songbook in Twentieth Century (2019) e organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.
Produtos similares
1 x de R$48,00 sem juros | Total R$48,00 | |
2 x de R$26,43 | Total R$52,85 | |
3 x de R$17,87 | Total R$53,62 | |
4 x de R$13,54 | Total R$54,16 | |
5 x de R$10,94 | Total R$54,69 | |
6 x de R$9,16 | Total R$54,97 | |
7 x de R$7,87 | Total R$55,08 | |
8 x de R$6,95 | Total R$55,59 | |
9 x de R$6,22 | Total R$55,94 | |
10 x de R$5,61 | Total R$56,14 | |
11 x de R$5,15 | Total R$56,64 | |
12 x de R$4,74 | Total R$56,83 |










Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos