Título: História oral e educação: Experiência, tempo e narrativa
Organizadores: Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida
Ano: 2019
ISBN: 978-85-93467-24-0
Formato 13x18 cm, 208 páginas

Integrante da coleção História oral e dimensões do público

 

Sinopse _

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e educação

As reflexões teóricas e as experiências expostas neste livro buscam responder à seguinte questão: quais são as especificidades dos projetos que entrecruzam história oral e educação? A discussão da experiência docente por meio de narrativas autobiográficas, as relações com a pesquisa narrativa, a história oral no currículo e na educação não-formal, as narrativas públicas que remetem a questões políticas candentes e a educação antirracista são alguns dos temas da obra.

 

Conteúdo _

Introdução

Em busca de tempos da experiência: História de vida, profissão e narrativas de professores na pesquisa educacional
Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida

História oral e pesquisa narrativa (auto)biográfica: Diálogo
Inês Ferreira de Souza Bragança e Zeila de Brito Fabri Demartini

A entrevista na pesquisa educacional, seus usos etnográficos e a perspectiva da história oral
Sandra Escovedo Selles e Tatiane Castro dos Santos

Educação não formal e História Oral: O contexto do patrimônio cultural
Livia Lima

A complexidade das “guerras” na educação e no ensino de história contemporâneos: Memórias, narrativas e projetos políticos
Miriam Hermeto e Renan Rubin

História, oralidade e educação antirracista: A cultura negra na escola
Martha Abreu, Hebe Mattos e Keila Grinberg

O Ensino de História, a diversidade cultural e o antirracismo: Reflexões a partir da história oral e da história da capoeira
Vivian Fonseca

O movimento negro na luta por educação, ontem e hoje
Amilcar Araújo Pereira, Jorge Lucas Maia e Thayara C. Silva de Lima

Sobre os autores

 

Sobre os organizadores _

EVERARDO PAIVA DE ANDRADE é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF) e do PROFHISTÓRIA, pesquisador do CDC, LEH, LABHOI e Polifonia.

JUNIELE RABÊLO DE ALMEIDA é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (UFF), pesquisadora/coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI/UFF; integrante da Rede Brasileira de História Pública.

História oral e educação - Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida

R$42,00
História oral e educação - Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida R$42,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Título: História oral e educação: Experiência, tempo e narrativa
Organizadores: Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida
Ano: 2019
ISBN: 978-85-93467-24-0
Formato 13x18 cm, 208 páginas

Integrante da coleção História oral e dimensões do público

 

Sinopse _

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação. Em conjunto, os livros desta coleção apresentam um panorama daquilo que de melhor vem sendo produzido no campo da história oral no Brasil. Neste volume, História oral e educação

As reflexões teóricas e as experiências expostas neste livro buscam responder à seguinte questão: quais são as especificidades dos projetos que entrecruzam história oral e educação? A discussão da experiência docente por meio de narrativas autobiográficas, as relações com a pesquisa narrativa, a história oral no currículo e na educação não-formal, as narrativas públicas que remetem a questões políticas candentes e a educação antirracista são alguns dos temas da obra.

 

Conteúdo _

Introdução

Em busca de tempos da experiência: História de vida, profissão e narrativas de professores na pesquisa educacional
Everardo Paiva de Andrade e Juniele Rabêlo de Almeida

História oral e pesquisa narrativa (auto)biográfica: Diálogo
Inês Ferreira de Souza Bragança e Zeila de Brito Fabri Demartini

A entrevista na pesquisa educacional, seus usos etnográficos e a perspectiva da história oral
Sandra Escovedo Selles e Tatiane Castro dos Santos

Educação não formal e História Oral: O contexto do patrimônio cultural
Livia Lima

A complexidade das “guerras” na educação e no ensino de história contemporâneos: Memórias, narrativas e projetos políticos
Miriam Hermeto e Renan Rubin

História, oralidade e educação antirracista: A cultura negra na escola
Martha Abreu, Hebe Mattos e Keila Grinberg

O Ensino de História, a diversidade cultural e o antirracismo: Reflexões a partir da história oral e da história da capoeira
Vivian Fonseca

O movimento negro na luta por educação, ontem e hoje
Amilcar Araújo Pereira, Jorge Lucas Maia e Thayara C. Silva de Lima

Sobre os autores

 

Sobre os organizadores _

EVERARDO PAIVA DE ANDRADE é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF) e do PROFHISTÓRIA, pesquisador do CDC, LEH, LABHOI e Polifonia.

JUNIELE RABÊLO DE ALMEIDA é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (UFF), pesquisadora/coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI/UFF; integrante da Rede Brasileira de História Pública.