Educação, diversidade, direitos humanos e cidadania

R$40,00

Título: Educação, diversidade, direitos humanos e cidadania
Organizadoras: Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino e Clerismar Aparecido Longo
Ano: 2020
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-65-86903-06-5
Formato 16x23 cm, 216 páginas

_ Sinopse _ 

Esta coletânea reúne um conjunto de textos, oriundos de diversas áreas do conhecimento — História, Sociologia, Direito, Psicologia, Artes, Educação, Filosofia — que, numa perspectiva multidisciplinar, traz um olhar sensível sobre o “Outro” e sua experiência tecida e (res)significada nessa teia que Clifford Geertz chama de cultura.

 

_ Conteúdo _ 

Prefácio
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Apresentação
Clerismar Aparecido Longo e Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

O conceito de Direitos Humanos na “guerra latino-americana”: Argentina e Brasil, leituras cruzadas
Luís Fernando Beneduzi

Cinema e Direitos Humanos
José Geraldo de Sousa Junior

Orçamento Participativo no Distrito Federal: Um espaço público de construção da cidadania
Nair Heloisa Bicalho de Sousa

Educação e Direitos Humanos: O lugar das relações étnico-raciais
Renísia Cristina Garcia Filice e Francisco Thiago Silva

Políticas públicas como estratégias de combate ao racismo: Por uma sociedade verdadeiramente plural no século XXI
Nelson Fernando Inocencio da Silva

Feminicídio e direitos humanos: Algumas considerações
Clerismar Aparecido Longo

Liminaridade e direitos humanos: Performances artísticas colaborativas e seus entrelaçamentos
Sainy Coelho Borges Veloso e Leonardo B. Veloso

Pela possibilidade do erro
Heverton Gisclan Neves da Silva e Bernardina Maria de Sousa Leal

Escola Cidadã e Cidade Educadora: Cidadania e (processos de) humanização - Relato de experiência e reflexões
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Direitos Humanos e História Pública: A democratização das narrativas contra o silenciamento
Marta Gouveia de Oliveira Rovai

Sobre os autores

 

_ Sobre os organizadores _

LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO é professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, integra o Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP/UnB) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB). CLERISMAR APARECIDO LONGO é graduado em história (bacharelado e licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e mestre em história pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB).

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