Título: História pública e ensino de história
Editores: Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira
Ano: 2021
ISBN: 
978-65-86903-12-6
Formato 14x20 cm, 232 páginas

 

Sinopse _

O debate sobre a relação entre história pública e ensino de história tem aumentado enormemente nos últimos anos e se materializado tanto em publicações quanto em diálogos, em espaços de formação e atuação de professores de história, e, evidentemente, na escola. Problematizar a essência desses debates é um exercício reflexivo fundamental para melhor compreender essa relação e evitar uma pulverização que leve ao esvaziamento das práticas de história pública no ensino de história. Esse é o propósito do presente livro, em sua reunião de propostas, relatos de experiência e entrevistas.

 

Conteúdo _

Introdução: História pública e Ensino de História: caminhos em movimento
Rodrigo de Almeida Ferreira e Miriam Hermeto


ARTIGOS

O laboratório da história pública digital: aprender entre experimento e negociação
Anita Lucchesi e Pedro Telles da Silveira

Cartografias da história e da memória da ditadura civil-militar brasileira: intersecções entre o ensino de história, a história pública digital e o patrimônio
Anita Natividade Carneiro e Caroline Silveira Bauer

Rádio e ensino de história: práticas de história pública com audiografias coletivas
Luiz Otávio Correa e Juniele Rabêlo de Almeida

Cinema e ensino de história: genocídio, X-Men e história pública em sala de aula
Francisco das C. F. Santiago Júnior

Ensino de história: narrativas que percorrem a escola e o público
Caroline Pacievitch

Educação para as relações étnico-raciais e história pública: a decolonização dos saberes e a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais
Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Roberto Carlos da Silva Borges e Maria Renilda Nery Barreto

As duas faces de uma mesma moeda? Considerações sobre ProfHistória e história pública
Bruno Flávio Lontra Fagundes e Fábio André Hahn


ENTREVISTAS

Um historiador de muitos públicos: Entrevista com Marcos Napolitano
Rodrigo de Almeida Ferreira e Miriam Hermeto

O educador na história pública: a experiência da ex ESMA: Entrevista com Andrés Centrone
Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira

Imagens cosmocinepolíticas: uma (quase) entrevista: Entrevista com Sueli Maxakali
Juliana Ventura de Souza Fernandes e Pablo Matos Camargo

 

Sobre os editores _

MIRIAM HERMETO é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG), onde também realizou toda a sua formação superior. É doutora em História (2010), mestre em Educação (2002), licenciada (1997) e bacharel (1994) em História, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil Contemporâneo e Ensino de História, e dedicando-se a reflexões sobre história pública, história oral e as abordagens culturais do político na história. É coordenadora do Núcleo de História Oral do Laboratório de História do Tempo Presente (NHO/LHTP) e do Travessia – Grupo de Estudos sobre Ensino de História, ambos na FAFICH/UFMG, e membro da Rede Brasileira de História Pública desde a sua fundação.

RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA é professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando na área de Pesquisa e Práticas de Ensino de História. É professor no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFF). Bacharel e licenciado em História (PUC-Minas), mestre em História (UFMG) e doutor em Educação (UFMG), atuando principalmente nas áreas de Ensino de História nas interfaces com a História Pública, com o cinema e audiovisual e práticas para a educação libertária. Participa dos Laboratórios de Ensino de História (LEH/UFF) e de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF) e integra a Rede Brasileira de História Pública desde a sua fundação. 

História pública e ensino de história - Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira

R$54,00
História pública e ensino de história - Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira R$54,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Título: História pública e ensino de história
Editores: Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira
Ano: 2021
ISBN: 
978-65-86903-12-6
Formato 14x20 cm, 232 páginas

 

Sinopse _

O debate sobre a relação entre história pública e ensino de história tem aumentado enormemente nos últimos anos e se materializado tanto em publicações quanto em diálogos, em espaços de formação e atuação de professores de história, e, evidentemente, na escola. Problematizar a essência desses debates é um exercício reflexivo fundamental para melhor compreender essa relação e evitar uma pulverização que leve ao esvaziamento das práticas de história pública no ensino de história. Esse é o propósito do presente livro, em sua reunião de propostas, relatos de experiência e entrevistas.

 

Conteúdo _

Introdução: História pública e Ensino de História: caminhos em movimento
Rodrigo de Almeida Ferreira e Miriam Hermeto


ARTIGOS

O laboratório da história pública digital: aprender entre experimento e negociação
Anita Lucchesi e Pedro Telles da Silveira

Cartografias da história e da memória da ditadura civil-militar brasileira: intersecções entre o ensino de história, a história pública digital e o patrimônio
Anita Natividade Carneiro e Caroline Silveira Bauer

Rádio e ensino de história: práticas de história pública com audiografias coletivas
Luiz Otávio Correa e Juniele Rabêlo de Almeida

Cinema e ensino de história: genocídio, X-Men e história pública em sala de aula
Francisco das C. F. Santiago Júnior

Ensino de história: narrativas que percorrem a escola e o público
Caroline Pacievitch

Educação para as relações étnico-raciais e história pública: a decolonização dos saberes e a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais
Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Roberto Carlos da Silva Borges e Maria Renilda Nery Barreto

As duas faces de uma mesma moeda? Considerações sobre ProfHistória e história pública
Bruno Flávio Lontra Fagundes e Fábio André Hahn


ENTREVISTAS

Um historiador de muitos públicos: Entrevista com Marcos Napolitano
Rodrigo de Almeida Ferreira e Miriam Hermeto

O educador na história pública: a experiência da ex ESMA: Entrevista com Andrés Centrone
Miriam Hermeto e Rodrigo de Almeida Ferreira

Imagens cosmocinepolíticas: uma (quase) entrevista: Entrevista com Sueli Maxakali
Juliana Ventura de Souza Fernandes e Pablo Matos Camargo

 

Sobre os editores _

MIRIAM HERMETO é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG), onde também realizou toda a sua formação superior. É doutora em História (2010), mestre em Educação (2002), licenciada (1997) e bacharel (1994) em História, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil Contemporâneo e Ensino de História, e dedicando-se a reflexões sobre história pública, história oral e as abordagens culturais do político na história. É coordenadora do Núcleo de História Oral do Laboratório de História do Tempo Presente (NHO/LHTP) e do Travessia – Grupo de Estudos sobre Ensino de História, ambos na FAFICH/UFMG, e membro da Rede Brasileira de História Pública desde a sua fundação.

RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA é professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando na área de Pesquisa e Práticas de Ensino de História. É professor no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFF). Bacharel e licenciado em História (PUC-Minas), mestre em História (UFMG) e doutor em Educação (UFMG), atuando principalmente nas áreas de Ensino de História nas interfaces com a História Pública, com o cinema e audiovisual e práticas para a educação libertária. Participa dos Laboratórios de Ensino de História (LEH/UFF) e de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF) e integra a Rede Brasileira de História Pública desde a sua fundação.