Com Som Sem Som: Liberdades políticas, liberdades poéticas - Heloísa de Araújo D. Valente e Simone Luci Pereira
Organizadores: Heloísa de Araújo D. Valente e Simone Luci Pereira
Ano: 2017
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-93467-00-4
Formato 14x21
_ Sinopse _
"Trata-se de um cuidadoso trabalho de seleção e organização de textos fundamentais para o acompanhamento do papel da música nas sociedades contemporâneas. Há aqui desde competentes análises acadêmicas a pungentes relatos pessoais, num universo que acolhe todos nós enquanto seres humanos musicais e políticos.
Livro necessário para oxigenar um ambiente contaminado por interesses mercadológicos responsáveis pela exclusão da mídia eletrônica dos sons e dos sentidos responsáveis pela elevação de nossa qualidade de vida"
-- do prefácio de Laurindo Lalo Leal Filho
_ Conteúdo _
Apresentação
PARTE 1 - EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS. O SENTIDO DE LIBERDADE
Arte, criatividade e vida do espírito: O que a liberdade de expressão tem a ver com isso?
Daphne Patai
Tempo de tocar, tempo de cantar, tempo de calar, tempo de inventar: Notas a respeito do percurso da Educação Musical no Brasil
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Grândola, Vila Morena, o povo unido jamais será vencido! A canção de protesto como memória midiática da cultura
Heloísa de A. Duarte Valente
PARTE 2 - LIBERDADES POLÍTICAS E POÉTICAS: A MÚSICA BRASILEIRA
A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional
Lina M. Ribeiro de Noronha
O papel do compositor em debate na imprensa escrita: Brasil, décadas de 1920 a 1960
André Egg
Sambas de Adoniran em HQ: Narrativas transversais na cultura midiatizada
Laan Mendes de Barros
PARTE 3 - LIBERDADES POLÍTICAS E POÉTICAS IBERO-AMERICANAS
Canções mensageiras: A cumplicidade entre Brasil e Portugal na construção das democracias através da palavra cantada
Susana Sardo e José Mário Branco
Música popular, migración, exilio, diáspora: Uruguay en los siglos XX y XXI
Marita Fornaro Bordolli
Un comunista atípico: Osvaldo Pugliese, un caso paradigmático de censura musical en la Argentina del siglo XX
Mercedes Liska
Tecnologías del sonido más allá de la urbe
Miguel A. García
PARTE 4 - COM SOM! SEM SOM... MEMÓRIAS MUSICAIS, EM PRIMEIRA PESSOA
La música en una cárcel de la dictadura chilena
Alfonso Padilla
Observar o inobservável: Música e tortura no oratório digital A Geladeira
Paulo C. Chagas
Sobre os autores
_ Sobre os organizadores _