Autor: Everardo Paiva de Andrade, Juniele Rabêlo de Almeida, Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras, Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone
Ano: 2016
Preço: R$ 64,00
ISBN: 978-85-62959-40-0
Formato 16x23 

 

_ Sinopse _

"O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação para a formação de professores, em parceria com as escolas de ensino fundamental e médio, teve início na Universidade Federal Fluminense em 2009. Desde então, seus muitos participantes – professores universitários, estudantes dos cursos de licenciatura, professores das escolas públicas de educação básica e alunos dessas escolas – têm-nos surpreendido com resultados de profundos significados para uma educação comprometida com os desafios da sociedade contemporânea. Esta obra é um registro desses resultados no campo da História, sob os olhares daqueles que o têm tornado realidade - apropriado e traduzido na forma de conhecimentos escolares.

Nos registros aqui publicados encontram-se relatos de novas formas de praticar o ensino e de pensar educação. São reflexões e depoimentos que nos dão conta do potencial da prática profissional enquanto espaço privilegiado para a construção de saberes docentes e que evidenciam o valor da reflexão coletiva - universidade (professores e alunos) e escola (professores e alunos) – para a formação de sujeitos, atores sociais na construção de muitas histórias."

Da apresentação de Maura Ventura Chinelli

 

Conteúdo _

Apresentação
Maura Ventura Chinelli

PIBID como percurso de trans/formação: Protagonismo compartilhado na relação entre Universidade & Escola
Everardo Paiva de Andrade

Experiência, memória e oralidade na formação docente da educação básica: Perspectivas para o Subprojeto de História (PIBID, 2014/2015)
Juniele Rabêlo de Almeida;  Marcus Dezemone.

COLÉGIO ESTADUAL AURELINO LEAL – CEAL

Formação docente e construção de alternativas pedagógicas: 
o ensino de História no âmbito do PIBID
Priscila Artte Rosa Nascimento, Alexandre Gubani, Alexandre de Oliveira Silva, Antônio Felipe da Costa Monteiro Machado, Caroline Pereira Barros Araújo, Ramon Rubem Peixoto de Oliveira, Wagner Luiz Nogueira Hartje.
COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO- CEBB

Relato de experiências: o Pibid-UFF no Colégio Estadual Baltazar Bernardino
Ana Margaret de Castro Fèteira do Vale, Jeferson Alves Veiga, Laiz Peres Solis Moreira, Raphael Arlon da Silva Barbosa, Rodolfo Carvalho Alves e Thalyta Sepulveda Ornelas Rangel

COLÉGIO ESTADUAL CIZÍNIO SOARES PINTO- CECSP

A experiência docente na educação de jovens e adultos:
o PIBID do Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto
Marcos André Rodrigues Mahaut, Elton John da Silva Santiago, Monique Gomes Rabelo, Natalia Ceolin e Silva, Thamiris Altoé Roque, Yuri Nazário Kurrik.

COLÉGIO ESTADUAL EMBAIXADOR RAUL FERNANDES- RAFE

Como a Experiência do PIBID alterou a Visão e a Formação dos Bolsistas do Colégio Embaixador Raul Fernandes (RAFE)
Débora Leal, Laíssa Suyan Tores, Guilherme Mota e Renan Cardoso Galvão

O pibid no RAFE: vias de diálogos e colaborações
José Luiz Pereira Rebêlo

COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME BRIGGS- CEGUIB

Construindo reflexões acerca do ensino de história a partir das vivências no colégio Estadual Guilherme Briggs pelo PIBID-UFF
Natasha Moreira Piedras Ferreira,  Luciene Christina Garrido GALLEGO,  Karla Quintanilha Gomes,  Lenon Ferreira dos Santos e Eleonora Abad  Stefenson

LICEU NILO PEÇANHA

A história oral: um caminho por onde construir pedagogias
emancipatórias no ensino de História
Henrique Geovanine Macêdo Costa, Vanessa Ramos Sanches

COLÉGIO ESTADUAL MANUEL DE ABREU- MABREU

A iniciação à docência: dialética entre ensinar e aprender
Juliana Vianna, Raí Gomes, Yasmin Alcântara e Arthur Bandeira de Oliveira 

O Projeto ENEM do PIBID – História UFF na C.E. Manuel de Abreu: uma narrativa sobre o desafio e seus resultados
Luiza Magalhães

COLÉGIO ESTADUAL PAULO DE ASSIS RIBEIRO- CEPAR

As reflexões e os reflexos da experiência do PIBID no CEPAR
Caroline Sant Anna, Igor Barcelos, Priscilla Lanzillot  e Rodrigo Medeiros

A história oral e a memória escolar: formação docente no CEPAR
Renan Rubim

Entre a docência e a discência: o movimento paredista docente no Rio de Janeiro e sua interlocução com o PIBID. 
Alan Dutra Cardoso

COLÉGIO ESTADUAL RAUL VIDAL- CERV

Entre trocas de experiências e o “saber ensinar”. O desenvolvimento dos subprojetos “O meio é histórico” e “Relações étnico raciais” no Colégio Estadual Raul Vidal
Sulyanne Marques de Assis e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

História e Cinema na Sala de Aula
Shaenny Barbosa e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

O Processo de Sucateamento da Educação no Rio de Janeiro: Um Breve Debate Sobre a Década de 90 até os dias atuais
Marina Araújo e Romulo Fernandes de Assis, Romulo Fernandes de Assis e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

COLÉGIO ESTADUAL RAUL VIDAL- CERV

Experiências e narrativas sobre estudo do meio na cidade de Niterói: 
o PIBID no CE Raul Vidal
Luiz Otavio Rodrigues da Costa, Beatriz Barcelos Dias da Silva, Felipe Ferreira de Amorim Borges, Lorena Silva Tato, Mayara Jessica Oliveira da Silva, Rafael Ribeiro Souza.

Livro didático e o ensino de história: a experiência no PIBID do CE Raul Vidal
Luiz Otavio Rodrigues da Costa, Beatriz Barcelos Dias da Silva, Felipe Ferreira de Amorim Borges, Lorena Silva Tato, Mayara Jessica Oliveira da Silva, Rafael Ribeiro Souza.


ESCOLA MUNICIPAL RACHIDE DA GLÓRIA SALIM SAKER – EMRGSS

Entre tambores e memórias:  a docência em história  –  ofício de ser um eterno aprendiz na arte de cultivar o chão da escola
Cristiane Gonçalves de Souza, Diogo Campos dos Santos, Pedro Vieira, Rebecca Vieira, Bruno Marques e Yan Venturini

Dentro de nós e fora da escola. Por uma outra sensibilidade “escolar
Diogo Campos dos Santos


ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE- ETEHL

A Experiência do projeto Cinema, História e Literatura na Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Andressa Cristina de Miranda do Carmo, Edson de Lima Rocha Júnior, Joyce dos Santos Quintanilha, Marcela Chagas Guirra e Armando Mattos

Projetos, experiências e narrativas: iniciação à docência em história na Escola Técnica Henrique Lage
Andressa Cristina de Miranda do Carmo, Edson de Lima Rocha Júnior, Joyce dos Santos Quintanilha, Marcela Chagas Guirra e Armando Mattos

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISMAEL COUTINHO – IEPIC

Núcleo de memória: entre a ciência histórica e as demais memórias
Erika Fagundes,  Evelyn Gondim, Jefferson Basílio, Marcello Sayão e Pedro Baptista

A cultura como ferramenta de aprendizagem e integração
Klauder Vicente Quevedo Gonzaga

 

Universidade e escola formando professores de História
R$32,00
Universidade e escola formando professores de História R$32,00

Autor: Everardo Paiva de Andrade, Juniele Rabêlo de Almeida, Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras, Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone
Ano: 2016
Preço: R$ 64,00
ISBN: 978-85-62959-40-0
Formato 16x23 

 

_ Sinopse _

"O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação para a formação de professores, em parceria com as escolas de ensino fundamental e médio, teve início na Universidade Federal Fluminense em 2009. Desde então, seus muitos participantes – professores universitários, estudantes dos cursos de licenciatura, professores das escolas públicas de educação básica e alunos dessas escolas – têm-nos surpreendido com resultados de profundos significados para uma educação comprometida com os desafios da sociedade contemporânea. Esta obra é um registro desses resultados no campo da História, sob os olhares daqueles que o têm tornado realidade - apropriado e traduzido na forma de conhecimentos escolares.

Nos registros aqui publicados encontram-se relatos de novas formas de praticar o ensino e de pensar educação. São reflexões e depoimentos que nos dão conta do potencial da prática profissional enquanto espaço privilegiado para a construção de saberes docentes e que evidenciam o valor da reflexão coletiva - universidade (professores e alunos) e escola (professores e alunos) – para a formação de sujeitos, atores sociais na construção de muitas histórias."

Da apresentação de Maura Ventura Chinelli

 

Conteúdo _

Apresentação
Maura Ventura Chinelli

PIBID como percurso de trans/formação: Protagonismo compartilhado na relação entre Universidade & Escola
Everardo Paiva de Andrade

Experiência, memória e oralidade na formação docente da educação básica: Perspectivas para o Subprojeto de História (PIBID, 2014/2015)
Juniele Rabêlo de Almeida;  Marcus Dezemone.

COLÉGIO ESTADUAL AURELINO LEAL – CEAL

Formação docente e construção de alternativas pedagógicas: 
o ensino de História no âmbito do PIBID
Priscila Artte Rosa Nascimento, Alexandre Gubani, Alexandre de Oliveira Silva, Antônio Felipe da Costa Monteiro Machado, Caroline Pereira Barros Araújo, Ramon Rubem Peixoto de Oliveira, Wagner Luiz Nogueira Hartje.
COLÉGIO ESTADUAL BALTAZAR BERNARDINO- CEBB

Relato de experiências: o Pibid-UFF no Colégio Estadual Baltazar Bernardino
Ana Margaret de Castro Fèteira do Vale, Jeferson Alves Veiga, Laiz Peres Solis Moreira, Raphael Arlon da Silva Barbosa, Rodolfo Carvalho Alves e Thalyta Sepulveda Ornelas Rangel

COLÉGIO ESTADUAL CIZÍNIO SOARES PINTO- CECSP

A experiência docente na educação de jovens e adultos:
o PIBID do Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto
Marcos André Rodrigues Mahaut, Elton John da Silva Santiago, Monique Gomes Rabelo, Natalia Ceolin e Silva, Thamiris Altoé Roque, Yuri Nazário Kurrik.

COLÉGIO ESTADUAL EMBAIXADOR RAUL FERNANDES- RAFE

Como a Experiência do PIBID alterou a Visão e a Formação dos Bolsistas do Colégio Embaixador Raul Fernandes (RAFE)
Débora Leal, Laíssa Suyan Tores, Guilherme Mota e Renan Cardoso Galvão

O pibid no RAFE: vias de diálogos e colaborações
José Luiz Pereira Rebêlo

COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME BRIGGS- CEGUIB

Construindo reflexões acerca do ensino de história a partir das vivências no colégio Estadual Guilherme Briggs pelo PIBID-UFF
Natasha Moreira Piedras Ferreira,  Luciene Christina Garrido GALLEGO,  Karla Quintanilha Gomes,  Lenon Ferreira dos Santos e Eleonora Abad  Stefenson

LICEU NILO PEÇANHA

A história oral: um caminho por onde construir pedagogias
emancipatórias no ensino de História
Henrique Geovanine Macêdo Costa, Vanessa Ramos Sanches

COLÉGIO ESTADUAL MANUEL DE ABREU- MABREU

A iniciação à docência: dialética entre ensinar e aprender
Juliana Vianna, Raí Gomes, Yasmin Alcântara e Arthur Bandeira de Oliveira 

O Projeto ENEM do PIBID – História UFF na C.E. Manuel de Abreu: uma narrativa sobre o desafio e seus resultados
Luiza Magalhães

COLÉGIO ESTADUAL PAULO DE ASSIS RIBEIRO- CEPAR

As reflexões e os reflexos da experiência do PIBID no CEPAR
Caroline Sant Anna, Igor Barcelos, Priscilla Lanzillot  e Rodrigo Medeiros

A história oral e a memória escolar: formação docente no CEPAR
Renan Rubim

Entre a docência e a discência: o movimento paredista docente no Rio de Janeiro e sua interlocução com o PIBID. 
Alan Dutra Cardoso

COLÉGIO ESTADUAL RAUL VIDAL- CERV

Entre trocas de experiências e o “saber ensinar”. O desenvolvimento dos subprojetos “O meio é histórico” e “Relações étnico raciais” no Colégio Estadual Raul Vidal
Sulyanne Marques de Assis e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

História e Cinema na Sala de Aula
Shaenny Barbosa e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

O Processo de Sucateamento da Educação no Rio de Janeiro: Um Breve Debate Sobre a Década de 90 até os dias atuais
Marina Araújo e Romulo Fernandes de Assis, Romulo Fernandes de Assis e Flavia dos Santos Cordeiro Pereira

COLÉGIO ESTADUAL RAUL VIDAL- CERV

Experiências e narrativas sobre estudo do meio na cidade de Niterói: 
o PIBID no CE Raul Vidal
Luiz Otavio Rodrigues da Costa, Beatriz Barcelos Dias da Silva, Felipe Ferreira de Amorim Borges, Lorena Silva Tato, Mayara Jessica Oliveira da Silva, Rafael Ribeiro Souza.

Livro didático e o ensino de história: a experiência no PIBID do CE Raul Vidal
Luiz Otavio Rodrigues da Costa, Beatriz Barcelos Dias da Silva, Felipe Ferreira de Amorim Borges, Lorena Silva Tato, Mayara Jessica Oliveira da Silva, Rafael Ribeiro Souza.


ESCOLA MUNICIPAL RACHIDE DA GLÓRIA SALIM SAKER – EMRGSS

Entre tambores e memórias:  a docência em história  –  ofício de ser um eterno aprendiz na arte de cultivar o chão da escola
Cristiane Gonçalves de Souza, Diogo Campos dos Santos, Pedro Vieira, Rebecca Vieira, Bruno Marques e Yan Venturini

Dentro de nós e fora da escola. Por uma outra sensibilidade “escolar
Diogo Campos dos Santos


ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE- ETEHL

A Experiência do projeto Cinema, História e Literatura na Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Andressa Cristina de Miranda do Carmo, Edson de Lima Rocha Júnior, Joyce dos Santos Quintanilha, Marcela Chagas Guirra e Armando Mattos

Projetos, experiências e narrativas: iniciação à docência em história na Escola Técnica Henrique Lage
Andressa Cristina de Miranda do Carmo, Edson de Lima Rocha Júnior, Joyce dos Santos Quintanilha, Marcela Chagas Guirra e Armando Mattos

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISMAEL COUTINHO – IEPIC

Núcleo de memória: entre a ciência histórica e as demais memórias
Erika Fagundes,  Evelyn Gondim, Jefferson Basílio, Marcello Sayão e Pedro Baptista

A cultura como ferramenta de aprendizagem e integração
Klauder Vicente Quevedo Gonzaga